domingo, 14 de fevereiro de 2021

As origens da tecnologia mRNA

 


As origens da tecnologia mRNA 🧬

A história começa com Katalin Karikó nos anos 1990. Seu trabalho, que tentava aproveitar o mRNA para combater doenças, não encontrou financiamento.
No papel, ela teve uma boa ideia: o corpo depende de milhões de pequenas proteínas para se manter vivo e saudável, ele usa mRNA para dizer às células quais proteínas fazer. 
Portanto, se você pode projetar seu mRNA à vontade, em teoria você pode sequestrar esse processo para criar quaisquer proteínas que desejar: anticorpos para vacinar, enzimas para reverter uma doença rara, agentes de crescimento para reparar tecidos danificados. 
O problema é que o RNA sintético se decompõe uma vez no corpo: é destruído pelas defesas do corpo antes de chegar às células. Pior, pode desencadear uma resposta imunológica séria que transforma o remédio em veneno e desencadeia uma doença auto-imune. 
Após 10 anos de pesquisa, Karikó e seu colaborador Drew Weissman descobriram uma solução:

Cada fita de mRNA é composta de 4 blocos de construção moleculares chamados nucleosídeos. Mas em sua forma sintética modificada, um desses nucleosídeos está desalinhado... 
...e parecia sinalizar para o sistema imunológico por esse motivo. Karikó e Weissman então substituíram esse nucleosídeo por uma versão ligeiramente modificada, criando um mRNA sintético híbrido que pode se infiltrar nas células sem alertar as defesas do corpo. 
Essa descoberta (2005) chamou a atenção de Derrick Rossi, um pós-doutorado em biologia de células-tronco de 39 anos, em 2007. Ele não achava que usaria essa descoberta para fazer vacinas, mas para transformá-la em uma fonte de embriões. células-tronco. 
O uso dessas células para pesquisa é controverso porque elas são colhidas de embriões reais. Rossi queria usar o RNA para reprogramar células adultas para agirem como células-tronco embrionárias. Em 2009, ele parece ter acertado em sua aposta. 
Rossi fala sobre isso com seu colega que contata Robert Langer, um professor de engenharia biomédica do MIT, uma figura importante em biotecnologia responsável por mais de 400 patentes de medicamentos.
Langer percebe que a descoberta de Rossi pode servir a aplicações mais interessantes e lucrativas do que as células-tronco: vacinas. “Pode ser a empresa de maior sucesso da história”, diz ele. 
Rossi, Langer e outros pesquisadores de Cambridge então fundaram a empresa Moderna (uma palavra que combina modificado e RNA) e prometeram uma revolução: uma categoria totalmente nova de drogas no arsenal farmacêutico. 
Stéphane Bancel foi contratado em 2011. Em 2012, a Moderna anunciou que estava arrecadando US $ 40 milhões, 4 meses depois, a gigante farmacêutica AstraZeneca está investindo US$ 240 milhões pelos direitos de dezenas de medicamentos de mRNA que não existem.Bancel levanta mais de US $ 1 bilhão em 5 anos.  https://ww
Nos bastidores, os pesquisadores têm um problema. Em experimentos com animais, o mRNA desencadeia doenças autoimunes.

Moderna estava injetando doses repetidas. Ela então tenta reduzir a dose para 1 ou 2 injeções, mantendo a eficácia, e se torna uma empresa de vacinas. 
Moderna foi o primeiro fabricante a iniciar os ensaios clínicos. O Bancal e o diretor médico da empresa Tal Zaks já venderam ações por dezenas de milhões. A dose da vacina será vendida por US $ 25, um preço que inclui um grande lucro não especificado. 
Até o momento, a Moderna não forneceu dados científicos reais, o que dificulta a avaliação da vacina. O preço das ações aumenta a cada entrevista coletiva anunciando resultados espetaculares. 
Contra o COVID-19, a Moderna está testando uma vacina experimental, nunca antes testada em humanos, chamada de “vacina de RNA” e está cancelando a fase 2 de seus testes clínicos para economizar tempo. 
As vacinas de DNA, RNA e vetor viral (como a da Astrazeneca pré-encomendada pela UE) consistem na injeção de fragmentos genômicos que serão integrados pelas células do paciente e que farão com que elas formem a proteína que desencadeia a resposta. sistema. 
Este tipo de vacina faz parte das vacinas OGM que podem ser compostas por:
- Vírus OGM dos quais a patogenicidade foi removida.
- proteínas colhidas de vírus OGM.
- DNA / RNA colhido de bactérias OGM. 
Em vez de injetar um vírus inativado para desencadear a resposta imune, o princípio aqui é mexer em um gene em laboratório para usar sua informação genética para fazer com que as células do paciente produzam a proteína que induz a resposta imune. 
“Em primeiro lugar, acreditamos que o tempo dedicado ao desenvolvimento dessas vacinas a partir de novos processos não tem sido suficiente para garantir sua segurança, apesar dos meios inéditos mobilizados." 
"Mesmo com bilhões de dólares, você não pode comprar tempo para ter certeza de que esses produtos não causarão efeitos colaterais graves a médio e longo prazo. Enquanto alguns veem isso como velocidade, nós vemos como precipitação perigosa." 
Como podemos dizer que a relação benefício / risco é favorável quando esta é a primeira vez na história humana que vacinas de RNA mensageiro (mRNA) foram usadas? 
“Os laboratórios poderão evitar o pagamento de indenizações em caso de“ defeitos ocultos ”. No entanto, nenhuma informação adicional foi fornecida sobre o significado específico ou o escopo legal de um “defeito oculto” em uma vacina, que é mais experimental. "https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-00495
A vacina é um tratamento preventivo contra a infecção. As pessoas que o usam não estão doentes. Portanto, atendendo às questões que estes produtos deixam em aberto, não é lícito nem ético obrigar a população a assumir tais riscos. 
O que sabemos sobre os diferentes tipos de reações de um organismo vacinado na presença do vírus? O que sabemos sobre a contagiosidade de um vacinado portador do vírus? Qual é a duração da cobertura vacinal? Tudo isso nós não sabemos. 
Além disso, um ano após o início desta crise, ainda não identificamos com precisão os mecanismos que levam à evolução da doença para a forma grave. Para obter um antídoto seguro e eficaz, é aqui que deveríamos ter começado. 
Se os tratamentos genéticos já são usados em setores de alto valor agregado para laboratórios como a oncologia, realizar o tratamento genético em uma pessoa presumivelmente condenada ou saudável é uma abordagem fundamentalmente diferente. 
Quanto à vacina Astrazeneca, não é uma vacina de mRNA, mas sim de DNA. O vetor que permite a entrada na célula é um adenovírus desativado, geneticamente modificado pela inserção de parte do material genético do vírus SARS-CoV-2 convertido em DNA. 
Correlacionados com o número de pessoas vacinadas, esses tratamentos genéticos abrem o risco potencial do surgimento de novos vírus recombinantes. Portanto, uma nova epidemia, potencialmente mais séria. 
Por fim, observamos que, além dos doentes, não é o vírus propriamente dito que tem impacto, mas sim as medidas da distanciamento e Lockdows, algumas das quais com consequências ainda mais graves que até agora não se mostraram eficazes. 
O RNA utilizado nas vacinas da Pfizer, Moderna e CureVac é uma biotecnologia que utiliza a informática, a biologia sintética e a engenharia genética: os três principais campos das novas tecnologias e conceitos do trans humanismo, os mesmos incentivadores do Great Reset. 

0 comentários:

Postar um comentário